|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #135 em: 20/Out/09 10:34 » |
|
Pet
Costumam chamá-la salsicha, já para mim é diferente; apesar de ela ser comprida um outro nome lhe cai bem.
Chega até mim, abana o rabo com alegria, isso é demais!
Pelo marrom, olhos pretinhos, procura sempre estar comigo e é bem forte o seu latido.
Seu verdadeiro nome é Esfirra sempre contente, não faz birra.
Nilza Azzi
|
|
|
|
« Última modificação: 20/Out/09 10:49 por Nilza Azzi »
|
Autenticado
|
|
|
|
Regina Bertoccelli
Membro Intermédio

|
 |
« Resposta #136 em: 20/Out/09 15:50 » |
|
UM AMIGO VERDADEIRO Meu pequeno cãozinho É valente e destemido Corre e brinca sozinho Nunca fica entristecido Ele alegra o meu viver Com seu jeito divertido Além de me proteger Ele é muito sabido É um amigo verdadeiro Carinhoso e muito leal Jamais foi traiçoeiro Desconhece o mal
Regina Bertoccelli
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Soaroir
|
 |
« Resposta #137 em: 20/Out/09 16:52 » |
|
Nilza, acho que vc vai gostar desta q não deixa de ser uma poesia de criança ?!  esta história é baseada em um fato real e contada pelo meu filho + novo quando com 9 anos. Não tenho como reproduzi-la aqui, assim anexo o link: http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/325031
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #138 em: 20/Out/09 17:28 » |
|
Nilza, acho que vc vai gostar desta q não deixa de ser uma poesia de criança ?!  esta história é baseada em um fato real e contada pelo meu filho + novo quando com 9 anos. Não tenho como reproduzi-la aqui, assim anexo o link: http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/325031Deixei lá meu comentário específico. É um texto muito bom. Já pensou em publicar?
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #140 em: 27/Out/09 23:41 » |
|
Caçada
Uma lagartixa grudada do lado de fora do vidro, bem na janela da cozinha, ensaiava seu caminhar:
Soltava a ventosa das patas muito, mas muito devagar;
não queria ser percebida e avançava lentamente até o bichinho perseguido.
De repente, o pobre mosquito, virou jantar... e nem foi frito!
Nilza Azzi
|
|
|
|
« Última modificação: 27/Out/09 23:43 por Nilza Azzi »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Soaroir
|
 |
« Resposta #141 em: 28/Out/09 12:30 » |
|
Cara Nilza Acho q quem sabe escrever p criança é um abençoado, como vc nesta caçada.
Sua poesia me fez lembrar de "A lagartixa Bixa" um texto que gostaria pudesse ser adaptado para o infantil. Tem jeito?
A Lagartixa Bixa (¹) By: Soaroir Maria de Campos 20/03/08
Como qualquer poeta Não a entende ninguém Sua pele é delicada E o coração também.
Vai subindo pela vida A seus insetos caçar Sabe a hora de correr E também a de pensar.
Sua cor é diferente De um vermelho grená É arisca a qualquer um Que tente lhe pear.
Sempre anda solitária E mostra nenhum afeto É preciso muita coisa Para ela cair do teto.
E eu em minha lagarteira Que não abriga ninguém Tenho poesia pra sentir A das lagartixas também.
(¹) bixa aqui é só pela sonoridade - e se torna o nome dela
|
|
|
|
« Última modificação: 28/Out/09 12:36 por Soaroir »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #143 em: 28/Out/09 22:05 » |
|
Eu é que lhe sou grata, Sunny, pela gentil apresentação.
Prefácio Amigos do Sol e da Lua
Bem cedo, o Sol acordou e trouxe Nilza Azzi para nos contar histórias fantásticas. E eu, como sou uma eterna criança, tive o prazer de ser a primeira a conhecer os personagens de Amigos do Sol e da Lua como Branca e o Lagarto, a Barata, o Pica-Pau. Não sei se saberia dizer qual deles é mais apaixonante. Neste livro, Nilza nos convida, com magia e exatidão, a um inesquecível passeio às suas cantigas de criança. Leva-nos a dançar com as letras, envolvendo-nos em suas histórias em forma de poemas. Posso muitíssimo bem, visualizá-la; numa mistura perfeita de poetisa, professora, mulher e mãe, varando noites a imaginar como seria o próximo verso e como Talita iria se sentar em seu balanço para depois soltar-se ao vento. A simplicidade com que esta deliciosa leitura nos leva ao nosso tempo de criança acaba por tornar desnecessário qualquer tipo de convite. Crianças grandes, também, podem entrar nos detalhes dos poemas e se sentirem gratificadas por serem reais as ondas que nos levam à areia e bronzeiam o corpo sem receio! Branca e o Lagarto trazem recordações especiais que tivemos com nossos animais de estimação. Bailarina, por sua vez, transporta-nos numa linda viagem ao centro de um palco; com seu vestido vaporoso, rodopiando como se estivesse em uma caixinha de música. Já a Barata nos ensina higiene e os cuidados que devemos ter em nossa casa e as Galinhas de Angola, que me levaram ao quintal de minha casa quando, aos cinco anos, eu já brincava com muitos animais de estimação. Bolinho de Chuva trouxe-me sonhos com minha avó, nos dias frios e chuvosos, isto sem falar no cheirinho de canela que ainda trago dos tempos de menina. E tudo por causa de Nilza Azzi! Para ser um verdadeiro Amigo do Sol e da Lua não é preciso ir muito longe. Para dizer a verdade, vou sentar-me bem ao lado de minha Rayna, de preferência numa rede, e recitar cada uma das historinhas deliciosas de Nilza, bem ao ritmo em que ela nos conta. Com suavidade, inteligência, sabedoria, humor, imaginação e muita beleza. Abra o seu coração e seja um Amigo do Sol e da Lua. Sonia Rita Sancio Lóra Advogada e Escritora
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #144 em: 28/Out/09 22:07 » |
|
Soaroir,
Vou estudar uma forma de fazer isso...
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Sunny Lóra
|
 |
« Resposta #145 em: 29/Out/09 08:45 » |
|
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #146 em: 01/Nov/09 00:16 » |
|
A Lagartixa Bixa By: Soaroir Maria de Campos 20/03/08
O poeta olhou pra ela, Com olhos de poesia. Sua pele é delicada E o coração também.
Caminha pela parede A seus insetos caçar Sabe a hora de correr E também a de esperar.
É arisca a qualquer um Que tente se aproximar. Solta o rabo quando assusta, Mas outro, logo, crescerá.
Sempre anda solitária E mostra nenhum afeto É preciso muita coisa Para ela cair do teto.
E eu em minha lagarteira Onde não mora ninguém Tenho poesia pra sentir A das lagartixas também.
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ O que acha, Soaroir? Gostaria que você analisasse as mudanças que fiz e me dissesse se entendeu o por quê...
|
|
|
|
« Última modificação: 01/Nov/09 01:34 por Nilza Azzi »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #147 em: 01/Nov/09 01:19 » |
|
O gato Pipoca
O meu Pipoca é um gato preto, com as quatro patinhas brancas, que gosta de dormir ao sol a maior parte da manhã.
É gostoso vê-lo espichado, lá na mureta do terraço,
As patas de trás penduradas, o rabo com a ponta branca, que ele mexe de vez em quando.
Quando eu chamo, ele faz miau e passeamos pelo quintal.
Nilza Azzi
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
Carlos Mambucaba
Novato

|
 |
« Resposta #148 em: 05/Nov/09 17:13 » |
|
MAMÃE, EU JÁ SOU HOMEM...
Limpeza e higiene, Eu sei que é importante, Nossa saúde de boca, Os dentes ficam brilhantes.
Tomar banho direitinho, As orelhas bem lavadas, Os pés limpos e sequinhos, Partes íntimas asseadas.
Agora que me ensinou, Mamãe, me deixa sozinho, Posso tomar o meu banho, Só homem e já bem crescidinho...
Já passei dos sete anos, Papai disse que é assim, Já recebo até mesada... Pode confiar em mim...
Carlos Mambucaba
[/color]
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
Carlos Mambucaba
Novato

|
 |
« Resposta #149 em: 05/Nov/09 17:18 » |
|
O SOL
O sol que está brilhando, Estou tentando entender, Vai embora todo o dia, Mas volta no amanhecer.
A mamãe, com paciência, Explicou-me com carinho, Diz ser coisa de ciência, Que nasce no mesmo cantinho.
Que esse sol que ilumina, Faz a vida florescer, Não se cansa, dia e noite, É luz do nosso viver.
Acho que agora entendi... Mas se ele se apagar? Onde é o interruptor, Pra fazer a luz voltar?
Carlos Mambucaba
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|