|
Amargo
|
 |
« em: 01/Dez/08 14:33 » |
|
A quem se aventurar, que tal exercícios de Oulipo: OuLiPo (Ouvroir de Littérature Potentiel, algo como oficina de literatura em potencial) é uma corrente literária formada por escritores e matemáticos que propõe a libertação da literatura, aparentemente de maneira paradoxal, através de constrangimentos literários. Surgida na França no ano de 1960, seus principais autores são Raymond Queneau, François Le Lionnais, Italo Calvino e Georges Perec, entre outros. Seus autores procuram propor regras para suas produções literárias tais como escrever um romance inteiro utilizando uma só vogal (Les revenentes, de Georges Perec), utilizando ao máximo a linguagem oral (Zazie no Metrô, de Raymond Queneau), entre outras restrições. fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/OulipoMinha primeira contribuição: Cinco bolas de Neve
O ar que nada supre sugere verdade concerne igualdade E no seu puro choro carece vagueia perplexo escondido À fé sem nada poder sequer lutando entender esperança É na sua neve polar figura cravada mistério espessado O nó tão mais velho espera impulso espelhar sapiência
|
|
|
|
« Última modificação: 02/Dez/08 14:16 por Amargo »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Vitor de Silva
|
 |
« Resposta #1 em: 01/Dez/08 16:02 » |
|
psgmcbrdzlvgt cdsnhdpttrsrgp lmsmmqbrrmsm fchdrdcrç
psgm cbr d zl vgt cd snh d pt tr srg pl msm m q brr msm fchdr d crç
psgm cbr d zul vgt cd snh d pt utr surg pl msm m qu brr msm fchdur d crç
psgm cobr d zul vgtç~o cd sonho do pot outro surg pl msm m~o qu brr msm fchdur do corç~o
pisgm cobri d zul vgtç~o cd sonho do pot outro surgi pl msm m~o qu briri msm fchdur do corç~o pisgem cobri de zul vegetç~o cd sonho do poet outro surgi pel mesm m~o que briri mesm fechdur do corç~o
Excelente tópico Amargo. Eu me arrisquei...
Último conserto em 04.12.08 - 21:13hs
|
|
|
|
« Última modificação: 04/Dez/08 21:13 por Vitor de Silva »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #2 em: 01/Dez/08 17:30 » |
|
é era eivado ehu! segue éssedo estuário essoutro essivo excessivo
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #3 em: 01/Dez/08 18:30 » |
|
a b a b a b c a b c d e f g h j i
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Amargo
|
 |
« Resposta #4 em: 01/Dez/08 19:11 » |
|
Pêndulo
Nesta hora que um céu mais atura, Outra jura não há por maus fatos. Estes atos tal pá que arde usura, Tomam cura que ao mel cede matos.
Passa nato aos de tão crua frota, Busca cota sem fé das mais frias. Estes dias dão pé por quem brota, Segue rota eis se não teme crias.
Nesta azia que ao vil paço entoa, Cante atoa seu nó que urge crivo. Então vivo tão pó que orbe enjoa,
Tanto ecoa ora em mil seja ativo. Sendo vivo não vê seu mais brado, Neste dado nem lê que hoje alado.
Neste caso, utilizei a seguinte ordem de letras por palavra: 5 4 3 2 3 4 5 Criando uma imagem pendular, ou uma parábola. Além, claro, de manter o ritmo (3º, 6º e 9º) sílabas tônicas e rimas encadeadas.
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Amargo
|
 |
« Resposta #5 em: 02/Dez/08 11:49 » |
|
Pilares
O meu verso imperfeito qual, é, Se fez fé, sem razão noutro eu, Tal Morfeu alusão quis ser pré, Ante o pé, de um respeito ateu.
Verbo meu, quiproquó sem timão, Brusca mão que apraz em efeito, Bradou, feito um rapaz, azarão, União do rondó com o seu jeito.
Este leito é o maná lá de trás, Vão lilás entreposto a seu pró, Do que um nó isto posto seu ás,
E é o fugaz desde um A até o ó. De filó traça o verso e não há, Um será entre o berço e nem pá.
Neste, busquei iniciar a finalizar com palavras onde o número de letras estivesse crescente, formando pilares. Devo admitir que o sentido não ficou legal.
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #6 em: 04/Dez/08 17:49 » |
|
a paz quieta do silêncio me faz bem à alma enquanto busco algum repouso num momento de tranquilidade rogo ao céu achar na vastidão do silêncio a única saída para a solidão a solidão sem remédio que jamais terá fim nos cantos da alma aprisonada nesta teia de ilusões
|
|
|
|
« Última modificação: 04/Dez/08 18:04 por Nilza Azzi »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Amargo
|
 |
« Resposta #7 em: 04/Dez/08 18:02 » |
|
Nilza, qual a técnica utilizada?
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Nilza Azzi
|
 |
« Resposta #8 em: 04/Dez/08 18:10 » |
|
Nilza, qual a técnica utilizada?
Seguir os números da série Fibonnaci:1,1,2,3,5,8,13,21,34... para as sílabas poéticas. Foi por isso que recebeu o nome de Fibhaïku... em inglês, Fibbing. O número de sílabas de cada verso corresponde à soma do número de sílabas dos dois versos anteriores.
|
|
|
|
« Última modificação: 04/Dez/08 23:16 por Nilza Azzi »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Fiore Carlos
|
 |
« Resposta #9 em: 04/Dez/08 20:06 » |
|
Be-a-ba
A BA B A BA P AI B A BA M AE B A BA.
Publicada no livro "Lua", em 1993.
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Fiore Carlos
|
 |
« Resposta #10 em: 04/Dez/08 20:20 » |
|
PerdãoÉ! Incapaz, Sem saber da existência De um caminho real sob o céu, Por instantes pairou forte luz. Querubins? Era a fonte do amor, de algo grande, sem fim. Os espinhos do mal, sobre o réu Não têm vez. Na clemência, Surge a paz. Fé!Publicada no Recanto das Letras em 29/09/2007. Código T673080.***** Perdão
É! Incapaz, Sem saber da existência De um caminho real sob o céu, Por instantes pairou forte luz. Querubins? Era a fonte do amor, de algo grande, sem fim. Os espinhos do mal, sobre o réu Não têm vez. Na clemência, Surge a paz. Fé! Publicada no Recanto das Letras em 29/09/2007. Código T673080.
|
|
|
|
« Última modificação: 04/Dez/08 20:22 por Fiore Carlos »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Edgar Quintarelli
|
 |
« Resposta #11 em: 06/Dez/08 00:01 » |
|
Treze degraus.
E Eu Não Tomo Rumos Comuns. Prefiro Arriscar Percorrer Pedregosos Territórios Considerados Desconhecidos.
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Fiore Carlos
|
 |
« Resposta #12 em: 06/Dez/08 00:23 » |
|
Nó
É Só Uma Leve Lição. Tarefa Simples. O Nó Tem Suas Faces. Poesia. Desafio.
|
|
|
|
« Última modificação: 20/Fev/09 23:36 por Fiore Carlos »
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Paulo Camelo
|
 |
« Resposta #13 em: 06/Dez/08 00:27 » |
|
Vai-Vem
Vim, nasci por amor e nesse amor eu desabrochei e vivi, e chorei, e sorri, com tanto amor, pois nesse mundo, a caminhar, amor que norteia o meu passo é forte, é imbatível, tentador.
A vida, no entanto, é sofrimento e corrói, e destrói, desilude o eterno amor que habita em nós e transforma em desamor; e, com choro e soluço, eu me abandonei e me entreguei sem amor, fiquei... só.
15/10/1993
Não está com a formatação original. Não sei fazê-la aqui. Sai de uma a dez sílabas e retorna de dez a uma. Era para fazer um losango.
|
|
|
|
|
Autenticado
|
|
|
|
|
Edgar Quintarelli
|
 |
« Resposta #14 em: 06/Dez/08 00:39 » |
|
Dando uma forcinha pro mestre! Vai-Vem
Vim, nasci por amor e nesse amor eu desabrochei e vivi, e chorei, e sorri, com tanto amor, pois nesse mundo, a caminhar, amor que norteia o meu passo é forte, é imbatível, tentador. A vida, no entanto, é sofrimento e corrói, e destrói, desilude o eterno amor que habita em nós e transforma em desamor; e, com choro e soluço, eu me abandonei e me entreguei sem amor, fiquei... só.
15/10/1993
Não está com a formatação original. Não sei fazê-la aqui. Sai de uma a dez sílabas e retorna de dez a uma. Era para fazer um losango.
|
|
|
|
« Última modificação: 06/Dez/08 00:46 por Edgar Quintarelli »
|
Autenticado
|
|
|
|
|